Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

segunda-feira, agosto 21, 2006

Fisioterapia e terapias alternativas...

Fisioterapeuta alemão usa sanguessugas para curar atletas.

Dieter Trzolek, do Bayer Leverkusen, é famoso por utilizar terapias alternativas.
Se comentarmos que no Brasil um clube utiliza sanguessugas, extratos de tubarão e xarope de cacto, logo iremos imaginar que é coisa de brasileiro. Mas, por incrível que pareça, o fisioterapeuta do Bayer Leverkusen, Dieter Trzolek é famoso por empregar tais recursos no tratamento de atletas.

Vale ressaltar que Trzolek também possui certificação para a prática de medicina alternativa e está no clube há quase 30 anos, o que podemos deduzir que seu trabalho é respeitado por todos, caso contrário não ficaria tanto tempo na equipe alemã.

Seus métodos já beneficiaram mais recentemente os jogadores Clemens Fritz, Jens Nowotny, Carsten Ramelow, Cha Bum-kun e o brasileiro Emerson. Porém, o terapeuta acredita que a mente é tão importante para ajudar a recuperação quanto os tratamentos que emprega e que é preciso acreditar na cura, senão ela não terá o efeito desejado. Vários médicos e fisioterapeutas questionam os métodos de Trzolek, mas seu passado é elucidativo em virtude dos resultados práticos que alcançou.

A melhor cura, no entanto, é a prevenção e o uso das terapias alternativas também tem contribuído para reduzir o risco de lesões. A cama de areia que o terapeuta mandou instalar no departamento médico do Bayer é uma das suas inovadoras descobertas. Sua função é reforçar os músculos das costas dos jogadores, pois segundo Trzolek 'muitas lesões têm origem nos vários músculos das costas', daí a importância em se verificar essa parte do corpo.

Fonte: Uefa.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


-->