Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

domingo, abril 17, 2005

Técnico-táctica (parte 1)

Antes de mais, quero relembrar que os exercícios que passo a expor devem ser trabalhados em função dos objectivos que pretendemos atingir e em função do modelo de jogo que pretendemos explanar.
Os presentes exercícios para além de uma melhoria das capacidades técnicas, devem permitir uma melhoria das capacidades motoras (condição física), bem como uma componente táctica associada em função do padrão de jogo que definimos apresentar (movimentações, esquematizações defensivas e ofensivas, princípios e derivações do enquadramento preconizado).
No entanto, passo a apresentar os exercícios por categorias técnicas e de forma individualizada, para que o leitor possa interpretar e "criar" o exercício, adaptando-o ou simplesmente adoptando-o como estratégia para atingir o objectivo que procura.

Jogos Tácticos para...

Melhorar a Posse de Bola

  • 4x4, com 2 jogadores neutros que jogam pela equipa que tem a bola em seu poder.
  • 5x5 com duas bolas, as equipas tentam manter a posse de bola (duas bolas durante um determinado tempo (ex: 30'') para obter um ponto.
  • Numa área delimitada duas equipas (3x3 ou 4x4) onde é atribuído a cada jogador um número. A sequência dos passes deve ser ordenada (crescente ou decrescente) para conseguir um ponto, ou seja, o 1 passa ao 2 e este ao 3... e em caso de dificuldade o 1 ao 2 o 2 dá novamente ao 1 este ao 2 que por fim já consegue passar ao 3.
  • 2x2 num espaço delimitado. Um dos jogadores joga livremente, o outro só pode dar 1/2 toques na bola.
  • Dois espaços (A e B) e 2 equipas A e B. A equipa A tenta manter a bola na sua zona e a equipa B tenta "roubar" a bola e levá-la para a respectiva zona.
  • Igual ao anterior mas com uma zona neutra entre as duas zonas, onde as equipas não podem roubar a bola, mas a equipa que detém a posse de bola tem 5'' para passar para a sua zona.
  • 3x3 ou 4x4 numa área delimitada com 2 neutros a jogar (1/2 toques) ao longo da linha possibilitando tabelar com a equipa que passa.
  • Igual ao anterior com 2 balizas, onde cada equipa terá de defender a sua e atacar a do adversário, tendo de entrar com a bola para fazer golo.
  • 5x5 num espaço delimitado tentam fazer 10 passes sem que a outra equipa toque na bola, caso contrário reinicia a contagem ou perde o direito à posse de bola.
  • 3x3 ou 4x4 em meio campo, sendo as linhas laterais a baliza. Jogando a 2/3 toques cada equipa tentará fazer golo pisando sobre ou após a linha (baliza) do adversário.

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Melhorar o Drible

  • Jogadores cada um com uma bola "espalhados" numa área delimitada. Eles driblam nesse espaço e ao sinal do treinador eles deverão proteger a sua bola, tentando "chutar" a bola dos outros para fora da área, obrigando-os a sair do jogo por instantes e trazer a sua bola para participar novamente no jogo.
  • Posicionamento igual ao anterior. Ao sinal do treinador, cada jogador deixa a sua bola no lugar e vai conduzir outra bola deixada por outro jogador.
  • Vários jogadores colocados numa pequena área delimitada, cada um com uma bola. Os jogadores deverão conduzir a bola sem chocarem com os colegas. A área delimitada vai reduzindo, aumentando a dificuldade. Podemos colocar mecos ("minas") para aumentar as dificuldades.
  • Três equipas de dois elementos e três balizas. Cada equipa defenderá a sua baliza e poderá atacar as outras duas balizas.
  • Num quadrado delimitado (por esta ordem) pelos jogadores C,F,E, e D (vértices), os jogadores A e B jogam 1x1 num determinado tempo. Cada drible vale um ponto, os jogadores do centro podem jogar com os jogadores do exterior. Os jogadores C e D podem passar a bola com A, e os jogadores D e F podem passar a bola com B. Ao fim de um determinado tempo os jogadores trocam de posições. *Nota: Equipa 1 (A,C,E) e Equipa 2 (B,D,F).
  • Igual ao anterior só que os jogadores do centro podem passar a qualquer jogador dos vértices.
  • 2 x 2 com baliza ou meco. Os jogadores devem defender a sua baliza e fazer golo (passando com a bola controlada pela linha de baliza) ou derrubar o meco após remate.
  • 1x1 com três balizas (pequenas). Os jogador com bola pode fazer golo em qualquer baliza, o outro tem de evitar e defender. Podem estar 3 grupos em cada campo (conforme o tamanho).
  • 1x1 mais um Joker (neutro) com duas balizas. O jogador com posse de bola tenta fazer golo na baliza do colega podendo servir-se do Joker para tabelar e ganhar espaços e ao mesmo tempo deve defender a sua baliza após perda de bola. O Joker é um jogador de apoio, não pode marcar golo. Permutas ao fim de um determinado tempo.
  • Jogadores "espalhados" numa área delimitada. Metade dos jogadores têm bola, a outra metade não tem. Os jogadores que não têm devem tentar roubar a bola dos que têm e estes, por sua vez, devem "fugir" e protegê-la para não a perder. Podemos aumentar ou diminuir a intensidade consoante o número de bolas que dispomos aos atletas.

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Melhorar a marcação e a Desmarcação

  • 3x3 numa área delimitada. Colocam-se 3 cones formando um triângulo, perfazendo 3 balizas. Os jogadores tentam fazer golo em qualquer baliza (entre dois cones). Cada jogador é responsável por defender um lado da baliza.
  • 2x1, com 3/4 jogadores neutros. O grupo de 2 jogadores só pode dar dois toques na bola, cada jogador. O jogador que joga só pode jogar livremente, e todos podem jogar com os neutros ( jogam só a um toque).
  • 5x5, sendo 3 atacantes e 2 defesas com guarda-redes. Os atacantes só podem jogar no meio campo ofensivo e por sua vez os defesas no meio campo defensivo.
  • Numa área delimitada cria-se uma área para cada equipa. As equipas (3x3 ou 4x4) tentam entrar dentro da área do adversário e evitam que entrem na sua.
  • Numa área delimitada duas equipas (3x3 ou 4x4) onde é atribuído a cada jogador um número. A sequência dos passes deve ser ordenada (crescente ou decrescente) para conseguir um ponto, ou seja, o 1 passa ao 2 e este ao 3... e em caso de dificuldade o 1 ao 2 o dois dá novamente ao um este ao 2 que por fim já consegue passar ao três.
  • Duas equipas (3x3 ou 4x4) numa área delimitada. Para ganhar um ponto a equipa deve manter a posse de bola durante um minuto.
  • Igual ao anterior, mas a equipa terá de fazer 10 passes entre si.
  • Um jogo de 3x2 com cinco balizas. A equipa de 3 jogadores defende 3 balizas e a de 2 defende 2 balizas. O golo só é válido se o jogador entrar dentro da baliza com a bola controlada.
  • Um jogo de 4x4 com 4 balizas (uma pequena e uma grande). Cada equipa defende as suas balizas e tenta fazer o golo nas balizas adversárias. O golo na baliza pequena vale a dobrar.
  • 3x3 ou 4x4 numa área delimitada com 4 balizas (uma em cada linha do quadrado). Os jogadores poderão marcar em qualquer baliza e devem defender todas as balizas. Cada jogador é responsável pela marcação (individual) de um dos adversários.

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Sejam Criativos...

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