Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

quarta-feira, abril 06, 2005

Alimentação e o Desporto

Conhecer a Roda para uma Alimentação compatível com as necessidades Desportivas.

É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões que indicam, precisamente, a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:


  • Cereais e derivados, tubérculos – 4 a 11 porções
  • Hortícolas – 3 a 5 porções
  • Fruta – 3 a 5 porções
  • Lacticínios – 2 a 3 porções
  • Carnes, pescado e ovos – 1,5 a 4,5 porções
  • Leguminosas – 1 a 2 porções
  • Gorduras e óleos – 1 a 3 porções

Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, esta representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 e 3 litros.

De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.
A água, está também representada no centro, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos, e sendo imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente.


Cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si mas podendo e devendo os alimentos que deles fazem parte ser regularmente substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a necessária variedade.


O número de porções recomendado depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.


Devem também ser tomados em consideração os cuidados a ter com a ingestão de algumas bebidas, de açúcar e produtos açucarados bem como de sal e produtos salgados. Possui grande destaque no que concerne à importância da manutenção de um peso saudável e à pratica de actividade física moderada e regular.


De uma forma simples são transmitidas as orientações para uma alimentação saudável ...
... completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
... equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado;
... e variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.


COMA BEM, VIVA MELHOR! ... FCNAUP

“Segundo dados recentes (World Health Report, 2002), a alimentação constitui directa ou indirectamente o principal factor de risco de patologias crónicas como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes ou osteoporose.”

2 Comentários:

  • Devido a uma pesquisa sobre alimentação no âmbito da disciplina de educação física, descobri o seu blog que achei muito útil e interessante uma vez que sou praticante de futsal feminino.
    É pena nao existirem mais blogs como este.

    Saudações desportivas

    By Anonymous Anónimo, at sábado, dezembro 02, 2006  

  • Oi meu nome é Gabrielle meu irmao esta fazendo um trabalho pois ele vai apresentar na escola de turma de 7ºserie.Gostariamso de saber os tipos de alimentaçaoe a quantidade que um jogador de futsal pode adquirir...M responda logo por favor pois preciso com urgencia.

    By Anonymous Anónimo, at sábado, abril 17, 2010  

Enviar um comentário

<< Home


-->