Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

sexta-feira, março 25, 2005

O treino no Futsal

O PROCESSO TREINO - Preparação física

Preparação física é a acção que permite a promoção das condições e qualidades físicas de cada um dos jogadores da equipa, com o objectivo de obter um nível óptimo para a capacidade de realização da prática competitiva de um desporto, havendo um consonância e respeito pelo atleta na aplicação das cargas de forma a promover as respostas motoras necessárias durante a época desportiva.


Qualidades físicas que se podem potencializar….

A resistência: Capacidade psico-fisiológica para suportar um esforço mais ou menos prolongado.
A resistência geral ou Aeróbica: capacidade orgânica para suportar esforços prolongados de curta o media intensidade quando se obtém o oxigénio que se necessita.
A resistência específica ou Anaeróbica: capacidade orgânica para realizar esforços muito intensos de curta o media duração, quando não se obtém todo o oxigénio que se necessita.

A força: Capacidade de exercer tensão contra uma resistência.

A velocidade: Capacidade de executar um movimento em função do tempo, é decidir com a maior rapidez possível.
Velocidade de movimentação: tempo que se perde a deslocar-se de um ponto para outro do campo.
Velocidade de remate: tempo que se perde em rematar a bola.
Velocidade mental: tempo que se perde em pensar que gesto técnico se deve efectuar numa jogada.
Velocidade de reacção: tempo que se perde a reagir a um estímulo.

A flexibilidade: Faculdade fisiológica de efectuar com facilidade e destreza a máxima amplitude de movimentos que permitem as articulações.

13 Comentários:

  • gostava ke fizesse um plano de treinos para uma semana com tres treinos ... para o meu mail. jovemister@prtugalmail.pt
    agradeço resposta o mais breve possivel

    By Blogger samuel, at quinta-feira, dezembro 20, 2007  

  • gostava que me fizesse um plano para uma semana com trez treinos a 2 3 e 5 feira para uma equipa senior de futsal para rportela@bhb.pt
    agradecia himenso

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, fevereiro 08, 2008  

  • gostava que me fizesse um plano para uma pre-época com 5 semanas, treinos Às 3ª, 5ª e sabados incluindo 3 jogos treino a realizar em sabados a designar
    agradecia imenso. vitorsantos1963@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, maio 16, 2008  

  • ninguem vos pode fazer planos de treino , cada treinador tem que fazer o plano de treino consuante as nesesidades da equipa , deixovos um conselho veijao quais sao as areas que a sua equipa tem mais deficuldades e fasao exersiseos que posao melhorare .

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, maio 30, 2008  

  • Oi Carlos td bem??Será que voce poderia me passar um treinamento semanal completo para futsal tenho todas horas vagas gostaria muito de aprimorar o meu preparo fisico resistencia força e se puder me passar algo tambem sobre a alimentação serei grato muito obrigado meu e-mail é hmarcato@hotmail.com muito obrigado...

    By Blogger kaka, at quinta-feira, julho 03, 2008  

  • Olá, gostaria de sugestões ou um plano de treinamento para aprimorar minha tecnica, velocidade e resistencia no futsal. Tenho pouco tempo disponivel de segunda a sexta, apenas 30 minutos por dia, tenho 2 horas no sabado e 2 horas no domingo. Estou fazendo corrida faz 5 meses, 30 minutos, 3 dias seguidos com 1 folga e fim de semana sim e não, tenho jogado futsal. Quando jogo sinto falta de velocidade e tecnica, minha resistencia é até boa, mas quando jogo mais que um jogo por dia sinto bastante. Se puder me ajudar agradeço.

    pedroparker@gmail.com

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, julho 18, 2008  

  • Bom dia

    Prof. Carlos Martins eu estava a fazer uma pesquisa sobre resitencia fisica no google e vi a sua página, a qual achei que me poderia ajudar no que procuro, e gostava se houver possibilidade de trocar algumas considerações consigo.

    Seri possivel mandar-me o seu email para o meu mail que é Ruiguerra26@hotmail.com

    Agradecia

    Rui Guerra

    By Anonymous Anónimo, at segunda-feira, outubro 20, 2008  

  • Gostava de saber onde poderia ver alguns treinos de futsal? Qual a melhor forma de ingressar num clube de futsal amador?Onde posso ter acesso a uma base de dados com nomes de equipas de futsal e respectivas localizações?

    Origado.

    Niko

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, outubro 29, 2008  

  • Ola prof. Carlos Martins! Será que pode enviar uma estrutura de uma pré epoca para 5 semanas tendo 4 treinos por semana para o meu mail? É para uma equipa de futsal senior! O mail é: joelmota19@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, fevereiro 06, 2009  

  • boa noite gostava de jogar futsal e nao encontro clube sera que me poderia dar uma ajuda eu moro em baiao

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, fevereiro 20, 2009  

  • não sei se algum destes comentários foi respondido, mas tb estou com algumas dificuldades em matéria de preparação fisica da minha equipa sénior de futsal será que me podia orientar nesse sentido e já agora se tivesse um plano de treinos base para uma semana com tres treinos, e apartir dai eu formaria o meu...enviaria-me então para o meu mail. pauloacosta73@hotmail.com
    agradeço resposta

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, fevereiro 27, 2009  

  • Olá!
    gostaria que fizesse um treino pra mim.tenho uma competição daqui 6 semanas. tenho disponivel 3 dias na semana e 2 hs.queria melhorar, velocidade, agilidade e condicionamento fisico.Ja tenho um bom condicionamento mas queria melhora-la pq quando jogo sinto um pouco.
    se puder me ajudar!!!! espero resposta!
    driuks@msn.com

    By Anonymous Anónimo, at segunda-feira, maio 11, 2009  

  • Gostaria de saber se me podiam enviar para o meu email, planos de treino para uma equipa de infantis que treina 2 vezes por semana sendo que cada treino tem a duração de 60 minutos...Gostaria que esse treino passasse muito por exercicios em que os miudos se divertissem e ao meu tempo tivessem um bom treino a nivel de aperfeicoamento de técnica, ou seja começar pelo mais importante que seria o passe, a recepção e o controlo de bola.

    Email de Contacto:rui.pedromorais@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, agosto 25, 2009  

Enviar um comentário

<< Home


-->