Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

sexta-feira, março 25, 2005

O treinador de Futsal

Direcção da equipa

O Treinador e a Direcção da equipa

A direcção da equipa corresponde ao Treinador que deve possuir as seguintes qualidades:
  • Conhecimentos sobre o Desporto, nomeadamente do Futsal.
  • Humildade, honradez, e respeito no trato com os seus jogadores.
  • Experiência na direcção e organização de um grupo.
  • Dedicação, interesse e atitude positiva perante a sua equipa.
  • Capacidade para gerir e liderança sobre o grupo.
  • Conhecimentos sobre psicologia desportiva.
  • Conhecimento dos seus jogadores, física, técnica, táctica e psicologicamente.

O Treinador deve, antes de mais, conhecer os seus jogadores. Para isso deverá:

  • Aplicar testes valorativos.
  • Realizar provas (físicas, conhecimento técnico-táctico).
  • Utilizar a observação directa
  • Analisar objectivamente em cada um dos jogadores da sua equipa.
  • A responsabilidade do Treinador é total, e depende da sua própria preparação incutir o espírito de equipa nos seus jogadores.

O Treinador deve, antes de mais, conhecer de cada jogador:

  • Sua resposta e capacidade física.
  • O grau de destreza e técnica que possui.
  • Sua assimilação e mentalidade táctica.
  • Sua capacidade de jogo.
  • Sua regularidade.
  • O grau de colaboração e espírito de sacrifício.
  • Sua estabilidade emocional.
  • Sua inteligência.
  • Sua vocação de líder.

8 Comentários:

  • Gostei da tese, muito boa e bem sensata...Professor Carlos Martins, estou com uma escolinha e tem alunos de 05 até 15 anos. poderia enviar-me algo sobre uma preparação física adequada a ser aplicada em um aluno até 10 anos.
    No aguardo, Obrigado.
    Jorge Luiz Magalhães..BH/MG
    pavao@uaivip.com.br

    By Blogger Unknown, at segunda-feira, fevereiro 13, 2006  

  • Professor, chamo-me Nuno Serrano e estou a treinar uma equipa de Futsal da Associação de Futebol de Viseu. Gostei da sua tese e gostaria, se fosse possivel, que me enviasse uma série de planos de treino, bem como exemplos de exercícios. Para isso, aqui deixo o meu mail: nunoserrano23@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at sábado, setembro 30, 2006  

  • Gostei muito da sua tese,me lourivaldo sou treinador de uma equipe no Brasil,estamos disputando um campeonato muito dificil,e notei que minha equipe esta falha na marcação e finalização,poderia me ajudar nesse fundamendo,me mandando algum tipo de treinamento que os atletas possam assimilar rápido?meu email lorihenri@yahoo.com.br aguardo respostas,um abraço.

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, fevereiro 20, 2007  

  • Professor, apesar de nunca ter opinado no seu blog, não gostaria de perder a oportunidade de lhe dizer o qunto tem ajudado com os seus artigos e opiniões que são excelentes. Gostaria no entanto de lhe pedir algumas informações práticas para o começo de epoca, ao nivel da resist. aerobica/anaeobica/potencia,etc para o meu email:rpelicano@iol.pt. Desde já um grande abraço deste teu admirador

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, agosto 01, 2007  

  • Meu nome Mª de Fátima, Professor gostei dos artigos, vc tem o livro? como adquiri-lo? Qual editora,onde?

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, abril 03, 2008  

  • Ola professor, estou montando uma equipe para disputarmos uma competicao muito disputada em nossa regiao, tenho alguns atletas muito talentosos, mas a equipe ainda carece de uma nocao tatica e fisica maior, teria algum material para me disponibilizar? como uma série de planos de treino, bem como exemplos de exercícios. Para isso, aqui deixo o meu mail: juinffo@yahoo.com.br

    agradeço antecipadamente
    Juliano

    By Blogger Unknown, at terça-feira, abril 07, 2009  

  • http://markonzo.edu Good crew it's cool :) actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], teqyp, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], pjjmg, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], tpkwty, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], pboypdu, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], :-\,

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 03, 2010  

  • We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your web site offered us with valuable info to work on. You've done a formidable job and our whole community will be grateful to you.



    Here is my webpage - silver solder stainless steel equipment

    By Anonymous Anónimo, at sábado, abril 06, 2013  

Enviar um comentário

<< Home


-->