Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

segunda-feira, abril 11, 2005

Treino G. Redes (Parte 1)

Face à grande votação na sondagem exposta, e sabendo que a abordagem à sistematização do Treino de Guarda-redes não é de fácil exposição, passo a expor algumas imagens acerca de alguns exercícios que podemos por em prática no plano de treino, as quais contemplam diversas componentes essenciais para a potencializar as capacidades motoras e tecnico-tácticas dos nossos Guarda-redes.

Image hosted by Photobucket.com

Antes de mais, penso que é legítimo salvaguardar que defendo que sob um trabalho integrado (colectivo) o Guarda-redes deve ter ao seu dispor um técnico especializado e preparado para a especificidade que este trabalho requer. Tenho a consciência que em diversas equipas, nomeadamente as amadoras, é quase impossível comtemplar na equipa técnica um especialista nesta matéria. No entanto, penso que a maioria dos treinadores "esquecem-se" do trabalho individualizado que estes devem ter, quando poderiam durante a preparação do trabalho técnico-táctico, promover a introdução de hábitos de trabalho multidisciplinares que os "obrigassem" a um trabalho (vigiado) de melhoria técnica e de promoção de uma condição física essencial para a abordagem ao jogo.
Desta forma, o treinador deverá promover exercícios motivantes (sempre com bola) que contemplem no plano fisico-motor exercícios de Coordenação (óculo-manual e óculo-pedal), Velocidade (sobretudo de reacção), Agilidade, Força (superior para colocação bolas, abdominal e inferior) e Flexibilidade (essencial neste posto).

No plano técnico-táctico deverá propor trabalho onde os exercícios contemplem o Posicionamento (alto, médio e baixo), Defesas (altas, médias e baixas),Queda (com e sem bola), Deslocamentos (rápidos e variados), Saídas rápidas, e Reposição de bola (curta e longa).



Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

Devemos sobretudo ter noção que o treino não deverá ser um "massacre" sobre os guarda-redes, o seu planeamento para além da diversidade poderá ser preparado com materiais diferentes, com minimização dos efeitos colaterais que os exercícios possam causar, e sobretudo com muita imaginação, entretenimento, alegria e entusiasmo.

Continua...

13 Comentários:

  • Bom dia!
    Antes de mais gostaria de o felicitar pela iniciativa, que contribui para uma melhoria na formação dos nossos agentes desportivos, mas infelizmente ou felizmente não concordo muito com a metodologia que preconiza.
    Estive a dar uma "vista de olhos" pelo blog e reparei que a certa altura aborda a componente fisica como uma componente "estanque" da táctico-técnica, fala em trinos intervalados, corrida continua, etc
    Eu, não vejo as coisas assim...O Futsal é uma modalidade fundamentalmente táctica, portanto é essa componente o "pano de fundo" para a nosso periodização...e todas as outras devem ser subjugadas à táctica... e não estou a falar de treino integrado, falo sim de periodização táctica, um conceito muito mais avançado, e como tal, mais complexo, mas com um potencial muito maior...assim a qualidade de trabalho é maior!
    Deemos desde inicio nao enfatizar os aspectos fisicos, técnicos e tacticos...mas todos ao mesmo tempo, dentro de principios que padronizam um modelo de jogo adoptado!
    um Abraço
    Tiago Barros

    By Blogger A Direcção, at quinta-feira, abril 14, 2005  

  • Caro Tiago Barros

    Antes de mais, pedia-lhe que elaborasse a sua opinião nos respectivos posts para um melhor enquadramento da sua opinião.
    Depois de ter lido o seu comentário, onde foi perfeitamente esclarecido, reparei que não o deve ter lido o post na integra, uma vez que refiro no fim "* Este plano está adaptado às solicitações da maior parte das equipas amadoras. Porém, não podemos esquecer que esta abordagem “física” não se dissocia do trabalho com bola, e todas as situações podem ser adaptadas, sempre que possível, desde que os objectivos do treino não sejam descurados. A salientar que durante a 2ª e 3ª etapa a equipa deverá efectuar os referidos jogos/treino para os fins acima referidos.

    Tudo porque é a bola que faz mover o atleta, é por ela que todos correm..." onde naturalmente salvaguardo a periodização táctica (palavrão bonito, mas sem grandes esclarecimentos para o público alvo a que este espaço se destina).
    Afinal o que significa periodização táctica, esta tão nobre e bonita nomenclatura que hoje está tão em voga nas Universidades?
    O trabalho de corrida contínua (10/15minutos) não poderá ser realizado com bola, integrado, ou não, num circuito ou até num jogo lúdico? O trabalho intervalado não poderá alterar fases de corrida com fases de repouso (leia-se recuperação) activo através de jogos lúdicos com bola, estafetas, com maior ou menor intensidade, consoante os objectivos que pretendemos em cada exercício?
    Estou certo que sim...
    O treino de que falo, vincula bem um trabalho Multidisciplinar (físico, técnico-táctico e psicológico) adequado às exigências do treino, com variância de exercícios e SEMPRE que possível (porque às vezes não é!) com a Bola integrada onde e passo a citar novamente "... podemos trabalhar a resistência de uma forma lúdica e com entrega total dos atletas, criando um ambiente salutar. Podemos trabalhar as capacidades motoras, ao mesmo tempo que trabalhamos as capacidades técnicas, bem como as capacidades técnicas com uma carga táctica ASSOCIADA."
    Periodização táctica não é mais do que predefinir o trabalho Físico, técnico-táctico e psicológico, num enquadramento objectivo e perfeitamente adequado às necessidades dos objectivos treinos/jogo.
    Um Abraço e obrigado pelo comentário.
    Carlos Martins

    By Blogger Carlos Martins, at quinta-feira, abril 14, 2005  

  • Ténico-táctica ou Táctico-técnica?
    Por diversas vezes ouvi grandes oradores a querer marcar a diferença entre qual delas em 1º na sua designação, no entanto nenhum conseguiu ser explicíto nas suas convicções.
    De que serve jogadores com boa instrução táctica se técnicamente estão limitados para a execução das movimentações tácticas que preconizamos... a qualidade técnica dos nossos jogadores é determinarão a táctica (melhor) a adoptar nesta ou naquela situação. Eles terão de estar aptos técnicamente para o desempenho e abordagem táctica ao jogo/treino.

    O "pano de fundo" do Futsal ou qualquer modalidade Desportiva é, a meu ver, a sustentação do trabalho diário (treinos)com objectivos bem delineados e uma orientação desportiva que obedeça aos princípios e objectivos estipulados para os treinos, que se reflectem nos treinos/jogos, ou no enquadramento de um projecto a curto, médio ou longo prazo.

    De que nos vale um leitor de DVD's se não temos televisão!

    Carlos Martins

    By Blogger Carlos Martins, at quinta-feira, abril 14, 2005  

  • Caro Carlos

    Se calhar não me expliquei bem.
    Vou tentar explicar a minha "forma de pensar" e "ver o jogo" o mais simples possivel.
    Em relação à Periodização Táctica (PT), é sem dúvida um palavrão, mas, para mim, pleno de sentido.
    O Futsal é uma modalidade desportiva colectiva, como tal, uma modalidade fundamentalmente táctica colectiva, com organização. Para isso, os jogadores tem de saber e conhecer os "principios" (regras) dessa mesma organização de jogo, isto é, tem de saber o que cada um tem de fazer em campo, e mais do que isso, tem de perceber e ler o jogo.
    Mas essa organização colectiva não é facil de se conseguir, só através de trabalho de grande qualidade.
    Aqui entra a PT, que não é um conceito que vê as "capacidades motoras e fisicas" dissociadas das tácticas e técnicas, mas também não é um treino integrado, é mais do que isso...é um conceito que valoriza e exalta os principios de jogo (do modelo de jogo) para que os atletas trabalhem sempre esses mesmos principios, no fundo treinem como jogam...ESPECIFICIDADE!
    Não é só um treinar com bola!
    É um treinar com bola, mas treinar os principios do modelo de jogo...Treinar as capacidades fisicas, técnicas e psicológicas tudo ao mesmo tempo com exercícios de cariz táctico!Exercícios que promovam especificidade!
    Um exemplo prático para ajudar:
    Vamos supor que quer trabalhar a capacidade fisica - resistência anaeróbia, ora bem, o exercício mais usual serão os sprints de curta e média duraçao (menos de 2 min de esforço), outro exercício menos comum, será um exercício onde meta a "bola", mas porque não trabalhar tudo ao mesmo tempo?? Por exemplo:exercício de 3x3 num rectângulo de 15 m X 25 m com 4 apois fora do espaço.Duração: 3 min. O que estariamos a trabalhar?
    Muito especificamente a transição ataque/defesa e a rápida recuperação de posse de bola, circulação de bola (Tacticos), Técnicos, Psicológicos (dando feedbacks no sentido dos nossos objectivos) e resistência anaeróbia...
    Para isso é preciso dominar bem todos estes conhecimentos, obviamente...ah e não nos podemos esquecer de quem, com toda a mestria, trabalha dentro deste conceito: José Mourinho
    Acho que começa a ser necessário uma mudança de mentalidades no Futsal e uma melhoria das competências, e isso cabe-nos a nós!

    Quanto à problemática da Táctico-tecnica...
    Quando é feito um passe, ele é feito porquê? porque, dentro de um determinado contexto esse gesto técnico fazia sentido...mas só houve passe porque houve uma movimentação táctica! Isto é, a meu ver, a táctica condiciona a técnica!

    Abraço,
    Tiago Barros

    By Blogger A Direcção, at sexta-feira, abril 15, 2005  

  • Caro Tiago Barros,

    Parece-me que falamos da mesma coisa, embora com conotações e diferentes pontos de vista acerca do mesmo conteúdo. Passo a explicar: ambos olhamos para o mesmo "objecto", porém a sua visão permite-lhe ver uma face e, por seu turno, a minha permite-me ver a outra. Contudo, nem eu nem o Tiago conseguimos ver o que está dentro (?).

    A periodização táctica de que tanto fala, não é mais do que um conceito que "está na moda", mas que no entanto muitos são os treinadores que estipulam o seu trabalho regendo-se por esses princípios, sem que lhe confiram determinações "pomposas e floreadas" para marcar a diferença. O que pretendo dizer é que o nosso trabalho deve-se reger pelos princípios do jogo (modelo táctico) que estipulamos e pretendemos que toda a equipa adopte nesta ou naquela situação.
    Penso que antes de periodização táctica lhe chamaram treino integrado, mais tarde, chamar-se-á ... (?) (?)
    Cada um dá o nome aos filhos como bem entender, porém cada filho deve reger-se pelas normas impostas pelo pai.
    Não discordo da sua opinião, até porque são um acérrimo defensor do trabalho integrado (técnica, táctica e psicológica), no entanto, as nomenclaturas passam-me ao lado, dado que esse facto transcende a subjectividade.
    Para uma melhor compreensão deixo um exemplo muito simples:
    Um café em Lisboa é um simbalino, no Porto uma bica, para mim é... CAFÉ (mais moído, menos moído, qual o melhor? Qual o ideal? Qual a designação correcta?
    No post exposto, creio ter especificado muito bem que a minha abordagem ao treino não passa simplesmente do trabalho com bola e passo a citar, novamente, "...Treino = Jogo Jogo = Treino
    No entanto, podemos trabalhar a resistência de uma forma lúdica e com entrega total dos atletas, criando um ambiente salutar. Podemos trabalhar as capacidades motoras, ao mesmo tempo que trabalhamos as capacidades técnicas, bem como as capacidades técnicas com uma carga táctica associada." Embora esta abordagem não seja minuciosa, entenda que o propósito é que seja de entendimento global.
    Repare que em momento algum do texto é minha preocupação falar de uma abordagem especifica ao treino... porém o Tiago "tenta" abordar a Periodização Táctica através dos métodos que expus na primeira semana (contínuo e intervalado), como havendo, da minha parte, uma dissociação das componentes do treino (física, técnica, táctica e psicológica).
    Neste sentido, e porque não quero repetir o mesmo exemplo que dei na primeira opinião, penso que o seu exemplo de jogo reduzido encaixa perfeitamente no métodos por mim expostos, ou seja, 3x3 com apoios (posse de bola) exige corrida contínua com variância na intensidade (regime anaeróbio láctico) e após o tempo regulamentar, a saída para os 4 apoios será um repouso activo (porque exige participação, mobilização e concentração de igual forma) que permitirá o treino intervalado, aquando de uma nova série...
    Relativamente ao facto de ser a táctica que comanda a técnica ou vice-versa, penso que é uma questão de ideais, ou melhor, a Táctica é o Carro (parte dele) sim porque as Rodas são sem dúvida a Técnica.

    Enfim, sem me alongar mais...


    Saudações desportivas e parabéns pela sua exposição.

    Carlos Martins

    By Blogger Carlos Martins, at sábado, abril 16, 2005  

  • Caro Carlos,
    Além de mais quero felicita-lo pela sua iniciativa, visto que é algo que ninguém tinha feito antes.
    eu vou começar esta epoca a ajudar um amigo que vai treinar uma equipa de futsal de juniores, e eu serei o treinador de guarda redes.Gostaria, se nao fosse abuso, que partilhasse comigo mais metodos de treino, incluindo desnhos e aquilo que achasse melhor.

    um muito obrigado e aguardo a sua resposta.

    José Marques «j_marques@tvtel.pt»

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, julho 11, 2006  

  • OLA CARLO
    O SEU TRABALHO É MUITO BOM, O FUTSAL BRASILEIRO PRECISSA RECUPERA SUA EGEMONIA.
    SOU ACADÊMICO DE ED. FISICA, MORO EM PALMAS TOCANTINS, O FUTSAL AQUI EM NOSSO ESTADO PRECISA SE ATUALIZAR UM POUCO MAIS, ATUALMENTE TEMOS POUCOS PROFISSIONAIS NA ÁREA. EU ESTOU INICIANDO UM TRABALHO DE ESTAGIO NA ESCO9LA TECNICA FEDERAL DE PALMAS COM AS CADEGORIAS DE BASE. COMO DISSE ESTOU INICIANDO E PRECISO ADIQUIRI METODOS DE TREINAMENTO, FISICO, TECNICO, TÁTICO E PSICOLOGICO.
    ESPERO RESPOSTAS.
    OBRIGADO

    evertonsantiago2011@hotmail.com
    evertonsantiago@brturbo.com.br

    By Anonymous Anónimo, at segunda-feira, setembro 04, 2006  

  • li apenas por maior e esta muito bom mesmo...

    By Anonymous Anónimo, at domingo, agosto 26, 2007  

  • Bom dia Prof. Carlos
    Este blog está muito bom,para treinadores jovens como eu e só tenho 4 anos de experiência.Este blog acaba por ser uma mais valia no meu trabalho diário.Tento ser o mais inovador possivel nos exercicios e na forma com motivo os meus jogadores nos mesmos.Para isso faço muita pesquiza na net.
    Obrigado por partilhar connosco alguma da sua experiência.

    Miguel Valente
    Miguelvalente1@gmail.com
    Abraço

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, janeiro 24, 2008  

  • caro Carlos
    eu sou guarda redes de futsal e ao mesmo tempo também treino camadas jovens do meu clube,nomeadamente guarda-redes.gostaria se possível, me enviasse alguns videos de exercicios.
    este blog está muito bom.
    Abraço
    daga.dario@gmail.com

    By Blogger daga, at segunda-feira, janeiro 18, 2010  

  • eu odiei mais e o que tem pra hoje essa chatice de trabalho e horrivel

    By Anonymous Anónimo, at sábado, junho 18, 2011  

  • isso e um odio mais nao tem nada melhor que essa porra

    By Anonymous daniela, at domingo, junho 19, 2011  

  • ola pessoau ese e um dos sites de pesquisas mais badalados entao nao falem mal desse site se nao terao o que merecem



    obrigado

    By Anonymous Anónimo, at domingo, junho 19, 2011  

Enviar um comentário

<< Home


-->