Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

quarta-feira, abril 13, 2005

Treino G. Redes (Parte 3)


Exercícios de Velocidade de Reacção

Independentemente de qualquer outro talento que o guarda-redes possua, ele deve ser rápido, veloz, pois ao contrário deverá procurar no aprimoramento de outras qualidades físicas e técnicas, a condição necessária para se tornar o que podemos considerar um bom guarda-redes.

  1. O guarda-redes fica de frente para uma parede, numa distância de 2 metros (máximo). O técnico fica atrás e irá arremessar uma bola de andebol contra a parede para que o guarda-redes a agarre. A bola deve ser lançada em lados e alturas variadas.
  2. Mesmo que o anterior utilizando bolas de ténis e/ou bolas de andebol alternadamente.
  3. Mesma estrutura do exercício anterior, com o guarda-redes a uma distância de 1 metro da parede. O técnico lança uma bola de ténis contra a parede e o guarda-redes deverá reagir o mais rápido possível, objectivando tocar na bola.
  4. O guarda-redes fica na posição de espera de costas para o técnico, numa distância de aproximadamente de 4 metros. Ao sinal sonoro (Já!) do técnico ele irá girar e receber a bola para a segurar. Destaca-se que o “giro” deve ser realizado uma vez para cada lado. A altura e lado de lançamento da bola devem ser alternados.
  5. Mesmo que o anterior com a utilização de uma bola de Andebol e outra de ténis, alternando lançamentos tensos e picados.
  6. Mesmo que o anterior, com a utilização de uma bola de Futsal. O técnico irá rolar a bola para os lados e avisará o guarda-redes quando ela estiver próxima, dizendo o lado da bola (esquerdo / direito). Girar e fazer a defesa em queda.
  7. Mesmo que o anterior com o guarda-redes com as pernas afastadas e ligeiramente flexionadas. O técnico irá rolar a bola por entre as suas pernas. O guarda-redes deve cair e fazer a defesa sem deixar a bola escapar.
  8. Mesmo que o anterior utilizando uma bola de Andebol/ténis (individual ou alternadamente) e fazendo o passe picado por entre as pernas.
  9. O guarda-redes fica entre dois colegas, numa distância de aproximadamente 3 metros de cada um. Ele irá receber bola de Futsal de um, girar e receber de outro. A altura e direcções das bolas devem ser variadas. Observar o lado do “giro” para que seja trocado seguidamente.
  10. O guarda-redes fica de costas para o técnico que irá lançar sobre si uma bola de Futsal (ténis, individual ou alternadamente)). O guarda-redes deve apanhá-la antes deste cair ao chão.
  11. O técnico fica com uma bola de Futsal em cada mão, distanciado a 1 metro do guarda-redes. Ele irá movimentar as duas bolas juntas e jogar uma para que o guarda-redes faça a defesa.
  12. Dois a dois em decúbito ventral (barriga para baixo) com os braços soltos ao longo do corpo, distanciados a 1 metro entre si. No meio dos dois uma bola de Futsal. Ao sinal do técnico devem tentar puxar a bola para junto do seu corpo. Determinar o “castigo” para o mais lento.
  13. Mesmo exercício que o anterior com o técnico soltando uma bola de Futsal da altura do seu peito. Quando a bola tocar no chão os guarda-redes devem tentar apanhá-la.
  14. O guarda-redes fica em decúbito dorsal (costas) segurando uma bola de Futsal. Ele irá lançar a bola para cima, fazer um giro de 360º e apanhá-la novamente. Alternar os lados dos “giros”.
  15. O guarda-redes fica em decúbito dorsal (costas) com os braços ao longo do corpo. O técnico fica de pé junto da sua cabeça segurando em cada mão uma bola de Futsal (ou ténis). Ele irá largar alternadamente as bolas para o guarda-redes efectuar a defesa na altura do rosto, e em ambos os lados (direito e esquerdo).


    Exercícios Técnicos na baliza


    Os exercícios na baliza permitem ao guarda-redes habituar-se ao espaço proporcionado pelo seu local de actuação. Quanto melhor for a sua noção espacial, melhor será o seu posicionamento na baliza.
    O treino na baliza permite a adequação com a situação de jogo, ou seja, a variações de posições, tanto no ataque, através de quem rematará para golo, bem como do próprio guarda-redes nas suas mais variadas situações de defesa.
    Além disso, este trabalho exige as qualidades físicas necessárias ao guarda-redes, como a velocidade de reacção e agilidade, possibilitando ainda a melhoria da resistência, flexibilidade e potência. Isto é possível através de formas variadas de treinar, através de remates (várias distâncias), velocidades e alturas de diferentes.
    O número de repetições realizadas para cada exercício na baliza deve ser baseado no objectivo do mesmo e na actual condição, técnica e física do guarda-redes, procurando a melhor forma de melhorar as qualidades e corrigir os defeitos.


  16. O guarda-redes fica encostado num poste e o técnico na linha da área com uma bola em frente ao outro poste. O guarda-redes desloca-se para receber e defender uma bola alta.
  17. Mesmo que o anterior, com passe picado da bola.
  18. Mesmo que o anterior com passe rasteiro.
  19. O técnico e outro guarda-redes ficam nas linhas dos postes, sendo que o técnico tem a bola. Eles passam a bola entre si e o guarda-redes deverá acompanhá-la deslocando-se lateralmente, devendo ficar sempre na frente da bola.
  20. Mesmo que o anterior, com a bola a ser passada entre os dois e posteriormente arremessada (também pode ser picado) para a baliza.
  21. Mesmo que o anterior, colocando-se dois jogadores de campo, que farão o passe entre si com os pés e eventualmente o remate.
  22. Dois guarda-redes de frente um para o outro, cada um com uma bola, posicionados junto aos postes, numa distância lateral de 3 metros e frontal de 2 metros. Eles deverão lançar a bola para cima e para a frente, deslocando-se e apanhando aquela que foi lançada pelo colega. Manter um deslocamento constante. Definir o número de movimentos.
  23. Mesmo que o anterior com passe picado.
  24. Mesmo que o anterior com um passe picado e outro recto.
  25. Colocar um cone no meio da baliza e ligeiramente desviado da linha de baliza. Nas linhas dos postes ficam posicionados o técnico e o colega com uma bola cada um. O guarda-redes desloca-se para um lado e para outro, pela frente do cone para fazer a defesa das bolas altas. Determinar um número de repetições.
  26. Mesmo que o anterior, com o guarda-redes deslocando-se e fazendo a defesa baixa sem queda.
  27. Mesmo que o anterior, com o guarda-redes de um lado a fazer defesa alta e do outro, defesa baixa sem queda.
  28. Mesma estrutura que o anterior, com a bola a ser jogada picada e o guarda-redes a fazer defesa média.
  29. Colocar dois cones no meio da baliza, distanciados aproximadamente 50 cm entre si. O guarda-redes deve deslocar-se em forma de 8, passando entre os cones, para receber a bola lançada alta nos cantos pelo colega e pelo técnico.
  30. Mesmo que o anterior, com o guarda-redes a fazer defesa baixa sem queda, da bola rematada pelo técnico e por um companheiro.
  31. Mesmo que o anterior, defendendo uma bola rasteira e uma bola alta.
  32. Mesma estrutura que a anterior, com a bola sendo arremessada de várias formas, ou seja, alta, média, rasteira e picada.
  33. O técnico fica posicionado na linha de um poste e no limite da área com uma bola. O guarda-redes fica junto ao poste contrário, de lado para o técnico. Ao sinal, gira e defende a bola rematada rasteira. Após x repetições muda de lado.
  34. Mesmo que o anterior com remate médio e alto.
  35. Mesmo que o anterior com o técnico a rematar a bola rasteira e o colega a lançar a bola alta para o guarda-redes fazer defesa alta.
  36. Mesmo que o anterior com a 1ª bola alta e a 2ª rasteira.
  37. Guarda-redes em decúbito dorsal (costas) no meio da baliza. O técnico fica com uma bola na linha de área. O guarda-redes vai girar para fazer defesa após remate rasteiro (médio). Deve executar para os dois lados.
  38. Mesmo que o anterior com alternância de remate rasteiro de um lado (técnico) e do outro (colega) defesa média.
  39. Colocar um banco sueco deitado lateralmente, distanciado de 1 a 2 metros, na frente da linha de baliza, formando um ângulo de 45º com a mesma. O guarda-redes fica sobre a linha de baliza, com o olhar voltado para o banco. O técnico fica próximo do poste com uma bola e de frente para o banco. Ele rematará contra o banco para o guarda-redes efectuar a defesa. Mudar de lado após x repetições.
  40. Utilizando sinalizadores poderemos efectuar exercícios que contemplem defesas altas médias, rasteiras, com deslocamentos e saltos ou skipings baixos, visualizando ou não a partida da bola, a partir dos exercício anteriormente expostos. A imaginação não tem limites…cada um poderá criar os seus circuitos. Lembrem-se exercícios curtos incisivos e de rápida execução.



    Exercícios de lançamento manual


    1. Distribuir vários cones pelo meio campo ofensivo do guarda-redes (delimitar uma zona). Ele deverá lançar a bola e acertar os cones. Cada lançamento certo, o técnico retira o cone que foi acertado.
    2. Igual ao anterior com dois guarda-redes um em cada lado. Eles lançaram as bolas em sistema de competição derrubando os cones do adversário.
    3. Formar três balizas de 2 metros cada, dispostas no meio e nas laterais do meio campo ofensivo. O guarda-redes deve lançar a bola que deverá passar por entre as balizas.
    4. Mesmo que o anterior com dois guarda-redes e duas balizas para cada um. Entre os dois competem tentando introduzir a bola numa das balizas do colega.
    5. Colocar junto à linha do meio campo, dois arcos um de cada lado. O guarda-redes faz lançamentos tentando colocar a bola dentro dos arcos ou até mesmo dentro do círculo central de forma tensa ou “pingado”.
    6. O guarda-redes fica com uma bola de Futsal, enquanto que o técnico lança uma bola de Basquetebol para que o guarda-redes tente acertar.
    7. Mesmo que o anterior com bolas de menor porte (voleibol, andebol, ténis, etc).
    8. O guarda-redes fica na baliza com bolas de Futsal, enquanto o seu técnico ou colega colocado sobre a linha lateral faz rolar bolas para o outro lado, para que o guarda-redes tente acertar.
    9. Mesmo que o anterior com bolas mais pequenas.
    10. Próximo da linha da área é formada uma baliza de 10 metros de largura. Nessa baliza um jogador de campo ou outro guarda-redes terão de defender as bolas não podendo utilizar as mãos. O guarda-redes tentará fazer golo através de lançamento tenso e colocado. Dois guarda-redes poderão efectuar jogo 1x1 no mesmo sistema.


    Espero que estes exercícios ajudem na construção dos vossos planeamentos indo ao encontro do aperfeiçoamento das qualidades básicas essenciais para os Guarda-redes. Sejam criativos e façam de um exercício o vosso próprio exercício. Utilizem materiais diferentes (elásticos, diferentes bolas, etc) e minimizem os efeitos dos exercícios com queda utilizando colchões quando necessário. Espero ter contribuído e ter satisfeito a vossa curiosidade e sobretudo ter fornecido algo de novo.

Ao vosso dispor,
Carlos Martins

9 Comentários:

  • O "blog" tá espectacular, eu pratico futsal e é a primeira vez k vejo tanto trabalho para transmitir o futsal...
    Parabens continue assim...
    Bjs desta adepta d futsal...té

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, abril 27, 2005  

  • Sou jovem treinador futsal nivel II e estou disponivel para abraçar novos projectos na próxima época. Conatcto: 917765325

    By Anonymous Anónimo, at segunda-feira, maio 09, 2005  

  • obrigado por tanto trabalho, é uma demonstraçaõ de amor pela profissão

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, setembro 21, 2007  

  • sou guarda redes de futsal...
    tenhu 15 anos e normalmente faco 'treinos' com exercicios deste genero mais os meus colegas.
    deixei de jogar porque o clube onde jogava acabou...
    Gostava de saber se me arranjam alguma equipa pa eu fazer uns treinos de captacao...moro em odivelas,lisboa

    agradecia que me enviassem a resposta para o meu e-mail::rafaelantunes1992@msn.com


    obrigado

    By Anonymous Anónimo, at domingo, novembro 18, 2007  

  • Eu tambem sou guarda redes de futsal ...
    e tenho lhe a dizer que ajudaram alguns desses exercícios pk eu só tenho 13 anos e ainda tenho muito a aprender ... Fiquee bem

    By Anonymous Anónimo, at domingo, novembro 25, 2007  

  • Grupo Desportivo Quinta do Pinheiro na Pontinha/Odivelas, procura guarda-redes nascido em 93/94 URGENTE para a equipa de iniciados que está a disputar o campeonato distrital da 2ª

    paulomonica@clix.pt
    96 102 87 42

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, dezembro 04, 2007  

  • bem o blog está o máximo embora nos treinos faça algo diferente há algo novo por aqui.


    mas para quem quer aprender futsal e quer tirar curso de treinador tem aqui muitas dicas para o treino de guarda-redes...



    bem e aproveito pa dizer que a ADF (Associaçao Desportiva do Fundão) é a melhor!!!!!

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, janeiro 16, 2008  

  • ola chamo-me hugo so de casal de cambra eu sou treinador de guarda-redes de um clube que é o famões, desde ja gosto muito deste site do qual me ajudou muito com varios exercicios, e tambem informo que o famoes anda a procura de jogadores mas principalmente de guarda redes quem estiver interessado e sou aparecer numa terca feira entre as 20h e as 23h na escola de caneças. um abraco.

    By Blogger Unknown, at quinta-feira, outubro 16, 2008  

  • ola chamo-me hugo so de casal de cambra eu sou treinador de guarda-redes de um clube que é o famões, desde ja gosto muito deste site do qual me ajudou muito com varios exercicios, e tambem informo que o famoes anda a procura de jogadores mas principalmente de guarda redes quem estiver interessado e sou aparecer numa terca feira entre as 20h e as 23h na escola de caneças. um abraco.

    By Blogger Unknown, at quinta-feira, outubro 16, 2008  

Enviar um comentário

<< Home


-->