Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

segunda-feira, agosto 21, 2006

Fisioterapeuta pode prevenir lesões




Com estrutura e trabalho integrado, profissional da área pode maximizar sua actividade nos clubes de futebol


O papel de um fisioterapeuta nos clubes de futebol está voltado para os aspectos curativos dos atletas, ou seja, na recuperação daqueles que sofreram lesões durante um jogo ou treino. Porém, o profissional desta área pode ter uma actuação ainda mais abrangente, voltada à prevenção de contusões.

Os avanços tecnológicos desenvolvidos nos aparelhos isocinéticos, por exemplo, já permitem que sejam feitas avaliações prévias da temporada ou dos treinos com o objectivo de detectar possíveis anomalias musculares localizadas. Essas avaliações, integradas ao trabalho do fisiologista, contribuem para que se possa ter uma visão geral das condições dos atletas.

Assim, se for o caso, o fisioterapeuta pode iniciar um trabalho para evitar os mais variados tipos de contusões nas articulações ou na musculatura. Essas eventuais deficiências são constatadas com muita precisão através de computadores.


Trabalho interdisciplinar


A função do fisioterapeuta na recuperação de um atleta requer acompanhamento diário para que este possa retornar às atividades no menor tempo possível. Simultaneamente, o fisioterapeuta deve manter contato com o fisiologista para que o nível aeróbio e a condição física sejam preservados.

Por exemplo, se um jogador não puder movimentar as pernas, praticará exercícios com os braços numa piscina, criando assim uma alternativa para manter o estímulo cardíaco. Isso ajudará a acelerar o retorno do atleta ao campo.

Caso o atleta em tratamento apresente algum problema psicológico devido ao seu afastamento dos jogos e treinos ou por causa da solitária rotina dos trabalhos de fisioterapia, um psicólogo também poderá colaborar nesse esforço colectivo de reintegrar o jogador ao elenco. Para que este trabalho seja executado com perfeição, é necessário que o chefe da área de saúde do departamento de futebol ou os dirigentes do clube tenham consciência da importância de contar com uma equipa interdisciplinar.

1 Comentários:

  • Alem de ser fisioterapeuta sou tambem prof. de Educação Fisica. Tudo o que diz neste post é verdade, mas apenas em clubes de topo ele se verifica. No entanto cresce de forma gradual. Para lhe dar uma ideia acerca da fisioterapia no futebol, apenas o é exigivel a clubes que estejam em competições europeias, já que o resto das equipas solucionam com enfermeiros ou massagistas. É fácil fornecer anti-inflamatórios, é fácil fazer curativos e ainda mais fácil fazer massagens. A parte de prevenção de lesões (que a meu ver é a chave do sucesso de um clube, já que jogador lesionado custa caro ao clube e não rende), é que não é feita de forma alguma. Como o futsal é um jogo de velocidade e mudanças rápidas de direcção, jogado num piso duro e onde o calçado é cada vez mais aderente, torna o jogador mais susceptivel a lesões musculares e entorses de 1º e 2º grau. Estas acontecem, mas podem, com o uso de uma equipa multidisciplinar, como bem referiu, baixar no grau de incidência. Mas como tudo não se faz num dia, vamos esperar para ver se os dirigentes desportivos são sensiveis a estes argumentos e adoptam de uma vez por todas este modelo multidisciplinar...

    Muitos sucessos desportivos.

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, novembro 24, 2006  

Enviar um comentário

<< Home


-->