Futsal do Litoral a Trás-os-Montes

sexta-feira, março 30, 2007

Futsal: o desporto da Rua, da Empresa, da Vila e da Cidade

O Futsal assume, cada vez mais, o protagonismo que outrora o Futebol assumiu, nomeadamente em localidades com populações reduzidas ou geograficamente interiorizadas .

Ele surge nos polivalentes, nas empresas, nas vilas e na cidade. E se por um lado, antigamente cada aldeia possuia o seu campo onde os seus habitantes poderiam jogar Futebol (7 ou 11), hoje a maior parte dos campos está abandonada à mercê dos “relvados” que a natureza oferece. Nas vilas e nas cidades o futebol da rua foi encaminhado para os polidesportivos, onde da melhor forma os pequenos aprimoram os gestos técnicos em jogos reduzidos e espaços reduzidos.

A baixa natalidade de algumas vilas e cidades desertificou o Futebol, e é aí que o Futsal assume uma dinâmica muito grande e entusiasta, essencialmente no interior do país.

O Futsal assume-se como uma empresa social, capaz de validar a amizade dentro de um recinto durante todo o ano, onde amigos e colegas poderão assumir uma competição sadia que oferece condições de utilização nas épocas mais agrestes.

No interior, o divórcio entre o "adepto" e o Futebol é notável de ano para ano, o seu crédito é posto em causa face aos desmesurados orçamentos que em nada resultam, onde os objectivos são lançados "à toa" sem orientação dos caminhos a percorrer.

As noções das dificuldades de gestão dos recursos simplesmente não existe, e a envolvência de um projecto profícuo e duradoiro que permita uma continuidade da própria realidade do clube acentua, cada vez mais, o fosso entre o Fenómeno Desportivo organizado e os vulgos "jogos de Bola".

O Futsal oferece melhor qualidade no processo de treino (independentemente das condições climatéricas), facilidade no recrutamento dos jogadores e acima de tudo aliada à oferta de condições básicas para poder visualizar os jogos, um maior envolvimento na espectacularidade emocional que o próprio desporto oferece enquanto fenómeno desportivo.

No que concerne à gestão desportiva, a facilidade de angariar receitas é maior, a promoção desportiva é mais rentável e a capacidade de resposta às solicitações dos jovens e da polulação geral, apresenta-se de forma continuada e em crescimento sustentado e com condições de utilização dignas.

O Futebol não morrerá…porque o Futsal tem crescido, garantindo a espetacularidade deste desporto que tantos amam. E se é certo que a cada passo se fecham clubes porque as crises directivas são sucessivas, porque não tentar o Futsal. Mas nunca deixar o Futebol morrer, essencialmente no crescimento desportivo e pessoal que ele oferta às crianças.

O Futsal um DESPORTO PARA TODOS.

Já agora vale a pena pensar nisso…

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


-->